domingo, 1 de maio de 2011

Porque os orientais tem olhos "puxados"?

Me irrita a forma como todo mundo questiona os olhos puxados... (* ̄O ̄)


 Este formato não serve apenas para diferenciar os povos, ele foi adquirido com uma importante função: proteger os olhos e o sentido da visão das baixas temperaturas e da grande luminosidade provocada pelo reflexo do sol na neve.
 A radiação ultravioleta refletida pela neve pode causar um tipo de cegueira momentânea, além de catarata e lesões de retina. Isso explica de alguma forma, o sucesso dos povos de olhos puxados na seleção natural. Ou seja, aquelas pessoas que adquiriam essa proteção sobreviveriam melhor e passavam seu gene para seus descendentes. Assim, em milhares de anos de evolução, o olho puxado se tornou uma “marca” para os povos orientais. Mas vale a pena ressaltar, que mesmo com a fenda palpebral muito reduzida, os orientais enxergam muito bem. Esta característica é apenas uma adaptação ao frio.
 A raça acabou se tornando “apurada” e os orientais carregam em seus genes esta característica e mesmo se tiverem filhos com ocidentais, correm o risco (e geralmente é assim) de passar essa redução para os descendentes. Muito interessante!

Os orientais tem olhos puxados como resultado da adaptação evolutiva!

 Acrescento ainda que, estima-se, a etnia dos orientais de olhinhos puxados originou-se onde hoje fica a Mongólia, que além de ser muito fria, é uma região de planícies, tundras e estepes, com muito vento. Num lugar desses, o pessoal com o olhinho mais fechado é mesmo quem enxerga muito mais longe!... e eles costumam ser baixinhos e magrinhos porque precisavam estar sempre se deslocando atrás dos rebanhos de caça, e nessa vida nômade, aqueles que se deslocavam mais rápido e consumiam menos energia levavam vantagem.

 Extras:
 Da mesma forma, a estatura grandalhona, a pele clara, os traços faciais mais afilados, os cabelos loiros e os olhos azuis dos povos nórdicos e escandinavos é uma adaptação à baixa incidência dos raios solares nas altas latitudes das suas terras natais, além da dieta rica em proteínas e gorduras dos seus antepassados. 
 A adaptação mais conhecida por nos Brasileiros é a dos povos de pele negra da África. O aumento da concentração de melanina na pele, os cabelos e pêlos crespos e seu nariz é largo e curto, o que facilita a respiração de uma grande quantidade de ar. são adaptações ao clima quente e seco das savanas africanas (diferentemente dos cabelos lisos e traços de rosto mais afilados dos indianos, lá da quente e úmida “terra das monções”).


 Mesma coisa com os nossos índios aqui nas Américas já perceberam que eles não tem sombrancelhas? Pois é, pra que é que eles precisariam de pêlos, e eles se adaptaram à vida em um dos ambientes mais quentes e úmidos do planeta, onde boa parte do tempo era passada dentro dos rios pescando ou se deslocando, e onde chovia praticamente todos os dias? Ponto pra quem não tinha aquela pelagem toda pelo corpo, acumulando fungos e parasitas!

 Os índios americanos tem "descendência" Asiática? Eles provavelmente chegaram aqui atravessando o gelo no extremo norte, colonizaram a América do norte e vieram descendo gradativamente para a América do sul. Claro que isso levou muito, mas muito tempo.

 E para quem ainda não entendeu e se pergunta sobre as pessoas que vivem na rússia e outros países gelados não terem olhos puxados: estamos falando de "adaptações" que acontecem em anos, em termos evolutivos o que é muito tempo, 2 mil anos? 5 mil anos? 10 mil anos?
 Os Europeus que moram em regiões frias não tem olho puxado pois quando chegaram nestas areas resolveram se estabelecer lá mesmo, criando seus animais, e não fazendo a imigração, que exigia mais da caça. A cor da pele branca na verdade foi a falta da necessidade de ter melanina. Na verdade a questão de ter pele escura ou não, não faz diferença em termos de sobrevivencia da espécie, mas é observado que pessoas brancas resistem mais ao frio do que negras.
 A Russia é gigantesca, tem mais que o dobro do tamanho do Brasil, Para se ter uma idéia, o Alaska pertencia à Russia, antes dos EUA, nem todos os russos são europeus caucasianos,ela colonizou diversos países, então a Rússia ao leste realmente terá um povo mais diversificado se comparado à Rússia ao oeste. Tanto que lá existem dois tipos de cidadão russo: o russo (óbvio, o que é pertencente ao povo, com sua cultura, fé e traços físicos) e o rossianin, que nasce no país Rússia mas não compartilha da mesma fé, cultura, traços físicos, seja casaques, cossacos, turcomenos, mongóis, manchus, entre outros. O nome do país é Federação Russa e engloba diversos povos de etnias diversas.